domingo, 23 de outubro de 2011

35º dia - Caboidratos.



Bom dia amigos,

hoje após 34 dias comi uma quantidade considerável de carbos, não comia arroz e batata frita desde que começei a dieta, mas você deve se perguntar, PODE?

Não é aconselhável, mas pode. Não comi quantidades industriais de carboidratos, apenas comi e fiquei satisfeito, o que pesa nessa hora é o controle, como a dieta da proteína acabou, posso comer carbos, mas, em poucas quantidades, comi sem culpa e estou tranquilo, provavelmente amanhã devo comer também, mas em muito menos quantidade do que hoje, lembre-se tenho uma meta que é perder 4 quilos por mês, então é nisso que estou focado.

Vamos falar um pouco sobre os caboidratos e os efetitos dele no corpo.


Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição.

Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é ENGORDAR. Se você está de dieta, deve cortar o consumo deste tipo de alimento da sua dieta.

Falando um pouco mais sério:

1) Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos freqüentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo. Num homem adulto, 300g de carboidrato são armazenados no fígado e músculos na forma de glicogênio e 10g estão em forma de açúcar circulante. Está quantidade total de glicose é suficiente apenas para meio dia de atividade moderada, por isso os carboidratos devem ser ingeridos a intervalos regulares e de maneira moderada. Cada 1 grama de carboidratos fornece 4 Kcal, independente da fonte (monossacarídeos, dissacarídeos, ou polissacarídeos).

2) Regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos.

3) A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata. Se não houver glicose disponível para a utilização das células (jejum ou dietas restritivas), os lipídios serão oxidados, formando uma quantidade excessiva de cetonas que poderão causar uma acidose metabólica, podendo levar ao coma e a morte.

4) Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central. O cérebro não armazena glicose e dessa maneira necessita de um suprimento de glicose sangüínea. A ausência pode causar danos irreversíveis para o cérebro.

5) A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.

6) Apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas da células.


Necessidades diárias:

As necessidades diárias situam-se em torno de 6 a 7g por quilo de peso, por dia. Em relação ao valor calórico total da dieta, cerca de 50 a 60% devem ser procedentes de carboidratos.



Fontes alimentares:

As fontes são: Pães, massas, melados, cereais, frutas, açúcar, doces, geléias, legumes, verduras, vegetais feculentos, hortaliças e leite.
Os alimentos refinados fornecem apenas calorias vazias, por isso devemos preferir os integrais que apresentam vitaminas, minerais e fibras.


"""""LEMBRANDO: O certo é não comer dois carboidratos juntos - como foi no meu caso - se vai comer arroz não coma batata - se vai comer batata não como arroz, ou dividir as porções! O correto por refeição é comer duas porções de carbos (no caso de arroz = 4 colheres de sopa - cada porção é de 2 colheres de arroz) e de batata 2 porções equivale a um pires do alimento - então se quer comer dois carbos o correto seria dividir - 1 porção de arroz para 1 de batata.

bm lembrar pois pessoas podem pensar "Pode comer carbo" e as pessoas gostam de se enganar no que se trata de "saciar" e "pouco".


Dica da seguidora: Vani"""""

2 comentários:

  1. Rafa, só cuidado pra não passar infos erradas pra quem ta querendo perder peso.
    O certo é não comer dois carboidratos juntos - como foi seu caso - se vai comer arroz não coma batata - se vai comer batata não como arroz, ou dividir as porções! O correto por refeição é comer duas porções de carbos (no caso de arroz = 4 colheres de sopa - cada porção é de 2 colheres de arroz) e de batata 2 porções equivale a um pires do alimento - então se quer comer dois carbos o correto seria dividir - 1 porção de arroz para 1 de batata. falo isso pq as pessoas podem pensar "Pode comer carbo" e as pessoas gostam de se enganar no que se trata de "saciar" e "pouco".
    bjus

    ResponderExcluir